terça-feira, 10 de julho de 2012

"The Express"

De volta a este espaço, amigos, depois de certo tempo. Volto com a indicação de um filme. Uma bela história relacionada ao esporte.

A história de Ernest (Ernie) Davis é retratada no filme "No limite - A história de Ernie Davis", ou "The Express", em inglês, filme da Universal Pictures baseado na biografia "Ernie Davis: The Elmira Express", livro de Robert C. Gallagher.


No filme, Rob Brown é Ernie Davis, um jovem atleta de futebol americano, primeiro negro nascido nos Estados Unidos a vencer o Prêmio Heisman (dado ao melhor jogador da temporada do futebol americano universitário). 

Ele saiu do Elmira College e chegou ao time da Universidade de Syracuse (Orangemen), onde foi comandado pelo técnico Bem Schwatzwalter, interpretado no filme por Dennis Quaid, e, na função de running back, ajudou seu time a se manter invicto na temporada.

No meio dessa história toda, passada no fim da década de 1950 e início da década de 1960, Ernie teve que superar insultos e imposições racistas para chegar onde chegou. E ele atingiu um de seus objetivos: ser selecionado para o Cleveland Browns, como a primeira escolha do draft da National Football League (NFL), em 1962.

Porém, Ernie não chegaria a atingir seu sonho: jogar na NFL. Ele não disputou uma partida sequer como profissional, pois foi diagnosticado com leucemia, vindo a morrer no ano de 1963.

"Algumas pessoas dizem que eu sou azarado. Eu não acredito nisso. E eu não quero soar como se eu fosse particularmente corajoso ou incomum. Às vezes eu fico pra baixo, e às vezes eu sinto pena de mim mesmo. Ninguém é apenas uma coisa o tempo todo. Mas quando eu olho para trás eu não posso me chamar de azarado. Meu aniversário de 23 anos foi em 14 de dezembro. Nesses anos eu tive mais do que a maioria das pessoas em uma vida."

 
Quando recebeu a notícia sobre a doença, Davis disse: "Ou você luta ou você desiste. Por um tempo eu estive tão desanimado que eu só iria ficar deitado lá, nem mesmo querendo me mover. Um dia, decidi que iria enfrentar o que eu tinha e tentar vencer."

Trailer do filme:

Ernie Davis, um grande exemplo, reconhecido também pelo então presidente John F. Kennedy, que apertou sua mão na cerimônia de entrega do prêmio e enviaria um telegrama a Elmira, na data da celebração dos "feitos" conseguidos por ele, o saudando. Vale a pena assistir ao filme dirigido por Gary Fleder e ler mais sobre Ernest Davis.

O esporte nos proporciona histórias emocionantes como essa.