Bom, nesse primeiro post do ano, vou postar a segunda matéria do quadro que estreei há pouco tempo, o "Dica musical do dia". Já que na primeira oportunidade postei sobre o bom rock dos Paralamas do Sucesso, vamos mudar um pouco o rumo das coisas. Vamos pro bom e velho samba.
Um dos álbuns que não sai da minha playlist é o "Cidade do Samba", de 2007. Há um ano atrás meu amigo Bruno Santana, daqui de BH, me apresentou esse CD e disse: "João, você vai gostar". Gostei mesmo. E esse é um álbum tão legal porque mistura artistas de várias ceitas musicais, todos cantando samba.
Vou citar todos, aleatoriamente, à medida em que me lembrar: Zeca Pagodinho (idealizador do projeto), Martinho da Vila, Gilberto Gil, Marjorie Estiano, Lenine, Zélia Duncan, Gabriel O Pensador, Fundo de Quintal, Marcelo D2, Pitty, Luiz Melodia, Seu Jorge, Erasmo Carlos, Nando Reis, João Bosco, Daniela Mercury, Ivan Lins, Mariana Aydar, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Sombrinha, Grupo Revelação, Ivete Sangalo, Dudu Nobre, Chorão, Jair Rodrigues, Cláudia Leitte, Alcione, Elton Medeiros, Arlindo Cruz, Sandra de Sá, Roberto Silva, Roberta Sá, Nelson Sargento, Teresa Cristina, Dona Ivone Lara, Nilze Carvalho, Walter Alfaiate, Negra Li, Almir Guineto, Dorina, Vanessa da Mata, Monarco e Velha Guarda da Portela.
E o mais legal, além de ter todos esses grandes artistas, é a mistura entre eles. As músicas são cantadas em duetos (com exceção de uma das músicas, a qual citaremos a seguir). Uma mistura de estilos cantando samba.
Vou parar de falar e colocar um pouco de música pra vocês ouvirem também do que falo. Vou disponibilizar três que gosto mais. A faixa a qual me referi no parágrafo anterior, é essa que vem abaixo. "Onde a dor não tem razão", dos gigantes Paulinho da Viola e Elton Medeiros (que também está nesse CD/DVD), interpretada brilhantemente pelo mestre Monarco, Vanessa da Mata e pela eterna Velha Guarda da Portela. Uma pérola. Assistam:
Outra que gosto bastante é "Chiclete com Banana", com Gilberto Gil e Marjorie Estiano. Gil é um gênio da música popular, tenho CDs dele por aqui e fico mais fã a cada dia que passa. A Marjorie surgiu há pouco tempo na música, e a sua voz ficou muito legal nessa música também. Ah, a música é de autoria de Gordurinha e Almira Castilho. Se liguem só:
A terceira e última que posto também é sensacional. Luiz Melodia e Seu Jorge (ainda com a cabeleira que o caracterizava) interpretam "Diz que eu fui por aí", música composta por Hortêncio Rocha e Zé Keti.
Como diria D2, "salve, salve os verdadeiros arquitetos da música brasileira!"
Por hoje é isso, meus amigos. Espero que tenham gostado. Voltem sempre!
Um abraço,
João Vitor Cirilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião