sábado, 25 de junho de 2011

Dobradinha da RBR para o GP da Europa

Nos treinos classificatórios para o GP da Europa, em Valência, tiveram como pole position o espetacular Sebastian Vettel (sétima vez no ano), seguido por seu companheiro de equipe, Mark Webber.

Foto: AFP

Mudanças no mapeamento de motor e novos pneus dificultam as coisas para os grandes

O GP marcou a proibição do maior uso da emissão de gases no difusor. Isso acontece da seguinte forma: se o motor recebe a maior emissão de gases, o motor continua acelerando mesmo na freada, devido à ação de dois cilindros. Na corrida isso já não é possível de ser feito pois o gasto de combustível é maior e põe em risco o motor. Então, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) determinou que o mapeamento de motor usado no treino classificatório teria que ser usado na corrida.

Além disso, o uso desse sistema desviava a entrada de ar para o difusor, reduzindo a pressão do motor para conseguir mais energia, melhorando a pressão aerodinâmica e equibilibrando o carro, consequentemente.

A corrida também marcou como a primeira prova em que os pilotos usariam pneus médios. E as equipes grandes começaram dessa forma. Os pilotos de equipes menores, como Pérez, Maldonado e Sutil se deram bem, no início, usando pneus macios. Pneus que, em média, são um segundo e meio mais rápidos. As equipes principais não estavam muito bem. Quem mais sofria com os pneus médios era a Ferrari e a RBR de Webber.

Ao usar pneus macios, Massa se garantiu e fez o melhor tempo do Q1. Ficaram de fora Alguersuari, Kovalainen, Trulli, Glock, Liuzzi, D'ambrosio e Karthikeyan.


No Q2, os favoritos mostraram suas qualidades

Maldonado atravessou o carro na pista e a prova teve bandeira vermelha faltando 8 minutos para o fim do Q2. Problema causado por uma pane hidráulica, que faz com que o carro trave por completo.

Rubinho vinha bem no fim do Qualifying 2, mas travou o pneu direito na última curva da volta em que fazia seu melhor tempo. Não conseguiu melhorar mais seu tempo e larga em 13º.


Vettel coloca todos em seus devidos lugares no Qualifying 3

Para essa fase, ficaram de fora Petrov, Di Resta, Barrichello, Kobayashi, Maldonado, Pérez e Buemi. Todos os favoritos permaneciam para o Q3.

Alonso, piloto da casa, foi o primeiro a abrir volta e fez bom tempo de 1m37s454. Massa completou quatro décimos abaixo. Hamilton melhorou o tempo em um décimo. Mas ainda faltava Vettel, que chegou para engolir o tempo de todos e baixar quatro décimos para Hamilton e quase seis décimos para Alonso.

Weber fez 1m37s163 e obteve o segundo tempo. Dobradinha da RBR na primeira fila. Massa fez excelente última volta e roubou a 5ª posição de Button.

Amanhã, a largada foi formada da seguinte forma:

1º - Sebastian Vettel - 1m36s975
2º - Mark Weber - 1m37s163
3º - Lewis Hamilton - 1m37s380
4º - Fernando Alonso - 1m37s454
5º - Felipe Massa - 1m37s535
6º - Jenson Button - 1m37s645
7º - Niko Rosberg - 1m38s231
8º - Michael Schumacher - 1m38s240
9º - Nick Heidfeld -
1m38s781
10º - Adrian Sutil - 1m39s034
11º - Vataly Petrov - 1m39s068
12º - Paul di Resta - 1m39s422
13º - Rubens Barrichello - 1m39s489
14º - Kamui Kobayashi - 1m39s525
15º - Pastor Maldonado - 1m39s645
16º - Sergio Pérez - 1m39s657
17º - Sebastien Buemi - 1m39s711
18º - Jaime Alguersuari - 1m40s232
19º - Heikki Kovalainen - 1m41s664
20º - Jarno Trulli - 1m42s234
21º - Timo Glock - 1m42s553
22º - Vitantonio Liuzzi - 1m43s584
23º - Jerome D'Ambrosio - 1m43s735
24º Narain Karthikeyan - 1m44s363

O GP da Europa terá cobertura completa do blog Boleiros da Arquibancada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião