quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A festa de independência

Texto do amigo Rafael Antônio da Silva, de Belo Horizonte.

O Brasil acaba de completar mais um ano de independência de Portugal, um feriado nacional com festas em todo o país.

As forças armadas, os políticos e a população lado a lado comemorando essa festa em desfiles cívicos por todo lugar. A nossa presidente Dilma Rousseff apareceu em todos os canais fazendo um discurso exaltando a importância dessa data para nós, foi às ruas homenageando nossos militares.

Mas por trás de todo esse simbolismo tem um lado bastante questionável dessa festa. Em Brasília, o Governo Federal gastou cerca de R$ 900 mil para realizar esse evento. Será que um país com tanta desigualdade e servidores públicos mal remunerados poderia gastar tanto com um evento simbólico?

Por mais que essa data seja tão importante na nossa história não justifica o gasto de todo esse dinheiro. Não seria melhor se a presidente Dilma, em seu discurso de Independência, desse um presente para a população como, por exemplo, decretasse um aumento no salário mínimo ou aumento de escolas federais?

Somente assim seria um dinheiro público bem gasto para comemorar a nossa Independência.

Twitter: @rafaelotoninho

2 comentários:

  1. Pois é, este é o país da propaganda, do egoísmo e do discurso de que está tudo bem. Os políticos eleitos por nós fazem isso, mas não quer dizer que precisamos compactuar das mesmas atitudes.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Paulo. É tão comum que passam batidas coisas como essas. Esse é o país da impunidade.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião